
Literatura de cura não é exatamente uma subgênero novo no Brasil e no mundo. Em 2016, A Livraria Mágica de Paris já era lançada pela Record no Brasil. Tornou-se um best-seller mundial e vendeu 2 milhões de cópias. Creio que, assim como eu, muitas outras pessoas tenham conhecido por esse título.
Mas a literatura de cura, ficção de cura, ou healing fiction (em inglês), surgiu realmente no contexto asiático, com o livro Meus Dias na Livraria Morisaki. Publicado em 2009 e escrito por Satoshi Yagisawa (mas que só chegou ao Brasil em 2013, pela Bertrand Brasil).
Além de figurar entre os mais vendidos gerais, muitos destes livros também estão entre os mais escolhidos para presentear. São uma ótima escolha para isso!
Como é a Literatura de Cura
Ainda que existam comparações, não é como a autoajuda. É um gênero que conta histórias de personagens fictícios, mostra sua vida e suas dificuldades. Costuma ter um tom acolhedor, com lindos cenários e paisagens deslumbrantes. Geralmente algum dos personagens trabalha em estabelecimentos como cafés, livrarias, e outros lugares desses que gostamos de frequentar.
As narrativas mostram pessoas que enfrentam momentos de crise, como luto, desemprego, burnout ou depressão, e depois encontram acolhimento no local mágico e em sua equipe. Ali, elas se redescobrem e iniciam transformações em suas vidas, algumas pequenas, outras profundas.
Histórias que nos tiram dos problemas cotidianos, assim como acontece com os personagens. Nos traz um refresco e um quentinho no coração, por sentir que vamos passar pelos problemas que nos afligem.
São livros leves, que te fazem refletir, e sentir-se bem, e geralmente não são histórias grandes, tendo entre 150 e 300 páginas. Pessoalmente, recomendo entre leituras mais pesadas, também pode ajudar bastante em uma ressaca literária.
É com esse ambiente acolhedor, com comidas, paisagens e personagens com quem nos identificamos que os livros de literatura de cura do Japão e Coreia começaram a ser publicados em larga escala no Brasil nos últimos anos, principalmente pelas editoras Bertrand (que é um selo da Record) e Intrínseca, estourando em 2024 e continuando em alta em 2025.
Muitos títulos já estão disponíveis no Brasil e constantemente temos novos lançamentos, então vem conhecer alguns dos títulos mais conhecidos e entenda o que tanto estão comentando.
A lista abaixo contém 4 livros que estão entre os mais vendidos de literatura de cura japonesa e coreana pela Amazon, em julho de 2025.
Vou te Receitar um Gato – Syou Ishida

Lançado em julho de 2024 pela editora Intrínseca, Vou te receitar um gato é um best-seller japonês. Apaixonada pelos felinos, a escritora escreveu esse livro sobre o poder transformador do amor de um animal. Com nota 3,79 no Goodreads (de um total de 5), vendeu 240.000 cópias no Japão.
Em um beco escondido, um antigo edifício abriga a enigmática Clínica Kokoro, um lugar que só aparece para quem mais precisa. O tratamento ali é inusitado: gatos. Embora cause estranheza à primeira vista, a convivência com os felinos provoca mudanças profundas nos pacientes.
Com a ajuda do excêntrico dr. Nike e da enfermeira Chitose, um grupo de pessoas encontra alívio para suas dores: um corretor demitido reencontra a alegria, uma mãe sobrecarregada se reconecta com a filha, uma designer aprende a relaxar, e até uma gueixa em luto descobre como seguir em frente. Os gatinhos, curiosamente, são a chave para uma cura inesperada.
A Inconveniente Loja de Conveniência – Kim Ho-yeon

Este é um lançamento de novembro de 2023 da Bertrand, e se tornou um best-seller na Coreia do Sul. Nota 3,93 no Goodreads, já ganhou continuação publicada no Brasil.
Vivendo nos arredores da Estação Seul, Dok-go não se lembra do passado, mas deseja apenas um gole de soju. Quando encontra uma bolsa com documentos perdidos, sua rotina muda. A dona é a senhora Yeom, uma professora aposentada que, agradecida, o convida para uma refeição, e depois, para visitá-la todos os dias.
Após impedir um assalto à loja de conveniência da senhora Yeom, Dok-go conquista uma vaga no turno da noite. Mesmo sob olhares desconfiados, ele se torna querido por quem frequenta o local. Mas o filho da senhora tem planos diferentes para o negócio, e contrata um detetive para descobrir o que Dok-go tanto tenta esconder.
Meus Dias na Livraria Morisaki – Satoshi Yagisawa

Meus Dias na Livraria Morisaki é o livro que ajudou a popularizar o gênero por todo o mundo. Best-seller internacional, já foi traduzido para 20 línguas.
No Brasil chegou em novembro de 2023, pela Bertrand. Sua nota no Goodread é 3,64, e tem uma importância enorme por abrir espaço para outros autores. O segundo livro já foi publicado e é o próximo da lista.
A vida de Takako vira de cabeça para baixo quando seu namorado decide se casar com outra. Desempregada e em crise, ela aceita a oferta do tio Satoru: morar acima da Livraria Morisaki e ajudá-lo por um tempo. O pequeno espaço em Jinbôchô, o bairro das livrarias, transforma-se num refúgio inesperado.
Ao longo dos meses, Takako redescobre o prazer da leitura, conhece novas pessoas e se envolve com um editor local. A convivência com o tio também revela laços e histórias esquecidas. Uma narrativa sobre recomeços e o poder da literatura em reconstruir vidas.
Uma Noite na Livraria Morisaki – Satoshi Yagisawa

A continuação de Meus Dias na Livraria Morisaki é outro sucesso vindo do Japão, e, ainda que siga a história, pode ser lido sozinho. Lançado em 20 de maio de 2024, sua nota é 3,86, maior do que seu sucessor.
De volta à Livraria Morisaki, agora é Takako quem assume o balcão enquanto seus tios viajam. Instalada novamente no quartinho sobre a loja, ela mergulha no ambiente literário que tanto ama, cercada por novos amigos e rituais reconfortantes.
Mas algo está diferente: Satoru anda estranho, e há decisões difíceis pela frente. Ao lado da sobrinha, ele enfrenta um dilema familiar que reacende antigas memórias — e reforça o papel essencial que uma livraria pode ter na vida das pessoas e de uma comunidade.
Por que a Literatura de Cura merece um espaço na sua estante
Os livros de literatura de cura não são apenas leituras rápidas, eles levantam questionamentos de temas muito relevantes, que nos fazem pensar sobre a vida e suas motivações.
Intrínseca e Bertrand/Record estão lançando diversas histórias do subgênero, com suas histórias de leveza e esperança. Os momentos sutis que inspiram reflexão e confortam de livros como Meus Dias na Livraria Morisaki, Vou te Receitar um Gato e tantos outros conquistam espaço entre os mais lidos e se tornam boas escolhas para presentear ou apenas relaxar.
Se você deseja uma leitura que seja como um abraço, sem exigir demais, este é o momento: escolha um desses títulos, encontre um cantinho tranquilo e aconchegante, com luz suave ou uma xícara de chá, e deixe-se envolver por uma literatura que cura.
Deixe um comentário