Névoa Literária

Tudo sobre seus livros prefereridos

Casas Estranhas: Resenha- Mistério Japonês

Casas Estranhas, primeiro livro de Uketsu, está sendo lançado no Brasil quase ao mesmo tempo de Imagens Estranhas, embora o primeiro tenha saído pela Intrínseca e o segundo pela Suma. O escritor é um misterioso youtuber que grava sempre de máscara. Ninguém sabe quem ele é, seu rosto ou sua voz, mas seus vídeos de mistérios fazem um grande sucesso.

Mas agora o sucesso dos vídeos está extrapolando as telas dos computadores, virando também livros, fazendo grande sucesso. Casas Estranhas já vendeu, mundialmente, cerca de 1,8 milhão de cópias. Imagens Estranhas também já é considerado best-seller global.

No Brasil, ainda que o lançamento seja bastante recente, datado de maio de 2025, apenas dois meses atrás, já figura entre as listas de mais vendidos da Amazon. Na data de hoje, está na posição 35 em Livros e 1º nas categorias de Horror Literatura e Ficção, Suspenses Sobrenaturais e Policial Crime, Suspense e Mistério.

Plantas baixas, segredos ocultos e um mistério crescente

Casas Estranhas, que foi concebido originalmente como um vídeo de aproximadamente 20 minutos do YouTube, é uma história de mistério bastante diferente do que estamos acostumados. Basicamente é uma história de terror contada a partir de plantas baixas de um imóvel, de forma bastante didática para quem não é da área.

O livro é bastante rápido, com 176 páginas, e é apenas o volume um de uma história maior (a continuação sai já em outubro no Brasil, pela mesma editora). Como algumas abordagens da literatura oriental, é uma leitura mais direta ao ponto, sem tantos floreios e plot twists ao redor do mistério, que ainda assim prendem nossa atenção. 

Somos apresentados a um autor, que não é nomeado, que estuda o ocultismo. Logo, entra em contato com ele um conhecido, homem que está procurando uma casa para comprar. Ele encontrou uma moradia bastante interessante, mas que tem uma planta arquitetônica bastante estranha.

Toda a informação que o homem dispõe é o que conseguiu ao visitar a casa: a planta baixa e algumas poucas informações dos moradores. Sabemos apenas que é um casal com um filho.

Entre casas estranhas e descobertas sombrias

O autor, bastante intrigado, por sua vez, entra em contato com um amigo, especialista em arquitetura. Assim que, juntos, começam a analisar a casa, percebem fatos muito estranhos nas disposições dos cômodos, com partes da casa sem janelas (e outras com muitas). Vemos também cômodos sem saída, quartos com portas duplas que dão para outros quartos…

A princípio, as teorias parecem muito deslocadas da realidade, pouco convincentes. Porém, aos poucos vão criando forma, principalmente após um corpo sem a mão esquerda ser encontrado na região. Já faz algum tempo que ele foi morto, e de alguma forma parece relacionado à estranha casa.

E ainda mais, quando o autor, procurando por respostas, publica em seu blog a planta baixa, contando o pouco que sabem da casa, tudo muda. Então, ele recebe uma mensagem misteriosa de uma mulher, que será a chave para solucionar o mistério.

Eles chegam a uma segunda casa, em outra província. Com uma disposição de cômodos diferente, porém igualmente estranha, a casa instiga mais mistérios. Com ela, podemos descobrir e criar teorias sobre parte do passado do casal.

O autor também faz seu próprio trabalho de pesquisa, visitando a primeira casa descoberta, em Tóquio. Assim, vai reunindo informações, descobrindo que parte do que acreditavam estava incorreto. Aos poucos, com seu amigo e a misteriosa mulher, vão reajustando o que sabem e juntando as peças do quebra-cabeças.

O poder das imagens: construindo o mistério pelo visual

O livro nos traz diversas vezes os desenhos das plantas baixas, em diferentes disposições, de acordo com as informações acrescentadas. Usa elementos gráficos, como setas, recortes e traçados para facilitar a compreensão. Achei esse artifício ótimo para facilitar a compreensão de leitores mais leigos no assunto, como eu.

Isso também tornou tudo mais visual e dinâmico, criando um mistério envolvente. Achei super criativo e diferente um suspense contado pelas plantas baixas. Fiquei chocada com como esses projetos podem trazer informações sobre a vida das pessoas que ali residiam.

Gostei muito da história! Recomendo para quem está buscando um mistério rápido, porém envolvente e bastante criativo.

Nota: 8,0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *