
Hoje o post vai ser um pouco diferente por aqui, pois venho falar sobre uma série de livros que é uma das minhas favoritas, O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Por isso, não é uma resenha, vou apresentar e comentar os motivos pelos quais você deveria ler todos esses livros.
Eu sou uma pessoa difícil de agradar quando falamos de comédia. Dessa forma, são obras bem específicas que me prendem, e a mistura de suspense com comédia entra nesse nicho. Séries como Only Murders in the Building e livros como O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Mas para simplificar, vamos abreviar para Clube do Crime por aqui.
As duas obras, inclusive, tem um estilo bem parecido. Por isso, creio que, se você gostou de Only Murders in the Building, vá gostar desses livros. Mas, se ainda não conhece, fica a indicação dupla.
Porque essa série de livros me encantou
O Clube do Crime é como uma mistura de livros da Agatha Christie com Scooby-Doo, porém em um lar de idosos. Assim, em vez de crianças, temos idosos enxeridos, com muito tempo livre.
Os suspenses são instigantes, criando verdadeiros quebra-cabeças. Temos bons plots, verdadeira sensação de perigo, e os personagens são muito cativantes. Dessa forma, acompanhamos o seu dia a dia e dramas pessoais profundos.
E é claro, a parte de comédia oferece um ótimo alívio cômico, principalmente em momentos mais pesados. Esse equilíbrio é feito de forma magistral na história, sem cair em piadas sem sentido ou frases sem graça.
O primeiro livro foi lançado no Brasil em junho de 2021, e fez um enorme sucesso, vendendo mais de 70 mil exemplares só por aqui. Nesse sentido, também se tornou um best-seller mundial, e continua sendo escrito, com o volume mais recente lançado em 2024.
O sucesso foi tão grande que transcendeu os livros e virou filme da Netflix, que será lançado em agosto de 2025. Enfim, deu para entender que é uma história muito conhecida, certo? Pois agora vou apresentar a vocês os personagens tão queridos pelo público.
Os participantes do Clube do Crime

Joyce é uma ex-enfermeira muito empática e carismática. Ela é nossa principal narradora nos livros, e além de desvendar crimes, adora cozinhar. Além disso, tem uma filha e é viúva. Ela gosta de se passar por uma idosa inocente para conquistar a confiança dos suspeitos.

Ron costumava trabalhar como líder sindicalista, é impaciente, mau humorado e meio ranzinza. Ele é o membro especialista em confusões e discussões. Tem um filho, um famoso lutador de boxe.

Elisabeth é, sem dúvidas, a personagem mais misteriosa do nosso querido clube. Líder nata, ela foi uma grande agente secreta e continua com muitos contatos e perspicácia. Além disso, é casada com Stephen, grande amor da sua vida.

Ibrahim é um psiquiatra aposentado, muito racional e analítico. Gosta de observar as pessoas e perceber detalhes que os outros deixam passar. Solitário, não casou e nem teve filhos.
Além dos protagonistas, aos poucos vamos sendo apresentados a mais personagens ao longo da história. Dessa forma, conhecemos seus vizinhos, amigos, familiares, e outras figuras do seu passado.
Além disso, se destacam na história também os policiais Donna e Chris. Eles começam bastante atrapalhados e desconfiados do clube, mas aos poucos um lado vai confiando no outro.
Conheça os quatro volumes

Volume 3: A bala que errou o alvo

Volume 4: O último demônio a morrer
Não vou incluir a sinopse dos quatro volumes pois isso poderia resultar em spoilers. Mas, caso você tenha começado a série não tenha continuado, eu te digo: vale a pena, a qualidade da série se mantém.
Aliás, se você ainda não leu o primeiro volume, segue a sinopse:
Sinopse do Volume 1: Clube do crime das quintas-feiras
No tranquilo sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem todas as quintas em um retiro para aposentados. Oficialmente, é para discutir ópera japonesa. Mas, na verdade, Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron formam o Clube do Crime das Quintas-Feiras, um grupo nada comum que investiga crimes antigos sem solução.
Com mais de 70 anos, cada membro traz uma bagagem de vida surpreendente. Joyce foi enfermeira, Ibrahim é psiquiatra aposentado, Ron já liderou grandes greves e Elizabeth, por sinal, tem experiência com mistérios bem mais sombrios. Juntos, eles usam suas habilidades (e alguns contatos secretos) para buscar justiça onde a polícia falhou.
Mas quando um empreiteiro local é assassinado, o grupo vê a chance de resolver um caso em tempo real. Entre pistas confusas, favores clandestinos e segredos enterrados, os quatro descobrem que investigar pode ser mais perigoso do que imaginavam. E que, mesmo com a idade, ainda há muito o que desvendar.
Espero que eu consiga ter passado um pouco do motivo para gostar tanto dessa série de livros. Ela é muito especial e divertida, e é realmente ótima para quem gosta de mistérios com alívios cômicos.
Afinal, não é todo livro de suspense em que o protagonista derrota um assassinato e depois reclama da artrite, certo? Recomendo muito a leitura, e se você já leu, me conta o que achou!
Deixe um comentário